| Chamadas Abertas

Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares vol. 4
Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares vol. 4

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 15 de outubro 2023.

RESUMO

A coletânea sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares tem por finalidade dar visibilidade para o debate em torno da educação brasileira sob diversos olhares, isto é, como cada área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Códigos, Matemática e suas Tecnologias) vem sendo aplicada no âmbito escolar, desde a educação básica ao ensino superior. Assim, busca-se discutir os entraves que historicamente assolam a educação, bem como os novos problemas que desafiam os educadores/as e educandos/as no cotidiano escolar.

PALAVRAS-CHAVE

Educação brasileira, Diálogos, ensino básico, Ensino Superior. Políticas públicas

ORGANIZAÇÃO

Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
Doutor em História (UFMA)

Natasha Nickolly Alhadef S. Mateus
Doutoranda em História (UFMA)

| Chamadas gratuitas

-

| Chamadas Encerradas

Poesia LGBTQIAPN+ (que ousa dizer seu nome)
Poesia LGBTQIAPN+ (que ousa dizer seu nome)

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 10 de agosto 2023.

RESUMO

A chamada acolhe propostas de análise e interpretação de obras poéticas de autoras e autores LGBTQIAPN+ brasileiras/os/es, a partir de diferentes perspectivas teórico-críticas, sejam eles/as já reconhecido pela crítica ou ainda invisibilizadas/os/es. Os objetivos norteiam-se em: a) mapear e pôr em evidência a produção desse nicho autoral; b) contribuir para a recepção e fortuna crítica; c) fomentar o debate púbico e acadêmico em torno da literatura LGBTQIAPN+; d) reconhecer e analisar linhas de força estética e temática dessa poesia. São bem-vindos, ainda, propostas que estabelecem diálogo entre poesia e outras artes; poesia e intermidialidade; poesia e outros campos do saber (filosofia, psicanálise, antropologia, sociologia, entre outras).

PALAVRAS-CHAVE

Literatura Brasileira. Poesia brasileira. Poesia LGBTQIAPN+.

ORGANIZAÇÃO

Sandro Adriano da Silva
Mestre em Letras (UNESPAR)

BNCC E BNC - Formação de Professores: embates e reformas no processo de ensino e aprendizagem
BNCC E BNC - Formação de Professores: embates e reformas no processo de ensino e aprendizagem

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 31 de agosto de 2023.

RESUMO

A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de ajustes relacionados a estrutura do sistema de ensino como forma de garantir a permanência da objetividade das ações no campo do currículo do nosso país. Com isso, não podemos apenas fazer a leitura da BNCC, pois esta ação não nos permite perceber que sua implantação está inserida num contexto maior que envolve outras políticas públicas e devem envolver todas as esferas da educação. Diante disso, a BNCC e atrelada a ela, a BNC – Formação de Professores corrobora com mudanças de fundamentos, objetivos, conteúdo e estrutura da formação inicial e continuada de professores. Logo, esta obra objetiva conhecer, apropriar-se e debater esses documentos para a concepção de um posicionamento e ação crítica sobre ele, acolhendo textos de pesquisas desenvolvidas por graduandos, pós-graduandos e seus orientadores.

PALAVRAS-CHAVE

Formação de professores. BNCC. Currículo. Ensino e Aprendizagem.

ORGANIZAÇÃO

Manuel Bandeira dos Santos Neto
Doutor em Ensino das Ciências (UFRPE)

Francisco Aucélio Evangelista Belchior Junior
Mestrando em Ensino das Ciências (UFRPE)

Produção de textos em contexto escolar e acadêmico: discussões teóricas e práticas
Produção de textos em contexto escolar e acadêmico: discussões teóricas e práticas

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 31 de julho de 2023.

RESUMO

Sabe-se que na área dos estudos linguísticos muito se tem discutido sobre a produção de texto nos mais variados contextos. Essas investigações têm avançado no sentido de, inclusive, ampliar o seu conceito – de uma perspectiva grafocêntrica a uma perspectiva que acolhe também o oral e, mais recentemente, o multissemiótico. Nesse ínterim, é importante observar que a produção de textos (orais, escritos ou multissemióticos) é um processo cognitivo e interacional, o que demanda a compreensão sobre como o texto recebe determinada forma, sobre o que acontece durante o ato de produção e sobre como, em contexto de escolarização, o docente interfere no resultado final apresentado. Diante disso, o objetivo desta proposta é reunir trabalhos que versem sobre discussões teóricas e/ou práticas relacionadas à produção textual oral, escrita e/ou multissemiótica nos contextos escolar e acadêmico. Do ponto de vista teórico-metodológico, espera-se que tais trabalhos estejam alinhados à Linguística Aplicada em uma perspectiva inter/transdisciplinar.

PALAVRAS-CHAVE

Produção de textos. Contexto escolar. Contexto acadêmico. Linguística Aplicada.

ORGANIZAÇÃO

Roberto Barbosa Costa Filho
Mestre em Linguagem e Ensino (UEPB)

Antonio Naéliton do Nascimento
Doutorando em Linguagem e Ensino (UFCG)

Cultura, arte e sociedade: múltiplas perspectivas no Brasil
Cultura, arte e sociedade: múltiplas perspectivas no Brasil

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 31 de julhode 2023.

RESUMO

Pensando na dialética artista e sociedade como vetor do produto artístico nos diversos tipos de arte, propõe-se a obra Cultura, Sociedade e Arte: Múltiplas perspectivas no Brasil. Com isso, coloca-se em perspectiva trabalhos que alinhem suas análises às diversas áreas do conhecimento que possibilitem a formulação de entendimento referentes aos usos das obras de arte, trajetórias artísticas, trabalho artístico, cenários culturais no Brasil, dentre outras temáticas pertinentes. Considerando a pluralidade de questões que envolvem os diferentes tipos de arte no Brasil, objetiva-se receber trabalhos que analisem a música, teatro, dança, pintura, literatura, cinema e esculturas, abordando dimensões da cultura, política, economia e sociedade na arte e trabalho artístico brasileiro em diferentes temporalidades e contextos. Essa proposta pretende reunir amostras da produção sobre a arte e trabalho artístico no Brasil, aglutinando questões que são recorrentes na produção acadêmica nos diferentes níveis de formação.

PALAVRAS-CHAVE

Arte. Sociedade. Cultura.

ORGANIZAÇÃO

Gustavo Silva de Moura
Doutorando em História do Brasil (UFPI)

20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira
20 anos da Lei 10.639/2003: diálogos e desafios na educação brasileira

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 31 de agosto de 2023.

RESUMO

Em 2023, a Lei nº 10. 639/2003 completa vinte anos de aprovação. Ela alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), conferindo a obrigatoriedade da inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos dos diferentes níveis de ensino no Brasil. A proposta desse e-book, parte da necessidade do enfrentamento da discriminação e do racismo presente na nossa sociedade e nos espaços escolares, tais dimensões, já reiteradas pela literatura especializada como Wilma Coelho (2009, 2012, 2018), Petronilha Silva (2018), Nilma Lino Gomes e Tatiane Rodrigues (2018). As mesmas produções, abordam ainda, que o debate da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) deve ser trabalhado como cerne do processo formativo, das ações pedagógicas e na inserção de documentos escolares, pois são estruturantes e determinantes na ampliação de subversões no currículo escolar. Esse debate é consubstanciado no Brasil, em virtude de as populações historicamente excluídas estarem assumindo o protagonismo nos debates públicos e nas produções científicas, se constituindo no campo de estudos (BOURDIEU, 2004) voltadas a educação antirracista. Com este e-book, pretende-se estabelecer um diálogo entre os diferentes estudos que abordam a temática da ERER, produzidos a partir da homologação da Lei 10.639/2003, e das demais legislações sobre a temática Étnico-Racial. Além disso, com a produção, intencionamos incorporar as produções acadêmicas que conferem “visibilidade” (COELHO; BRITO, 2020) a diversas áreas do conhecimento, como a Ciências da Natureza, a Matemática e a Linguagem.

PALAVRAS-CHAVE

Lei 10. 639/2003. Universidade. Educação Básica. Currículo.

ORGANIZAÇÃO

Waldemar Borges de Oliveira Júnior
Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UNIFESSPA)

Maria Luiza Nunes da Silveira
Mestra em Educação Básica (SEMED/PA)

Políticas e gestão educacional: realidades e desafios da educação básica na contemporaneidade
Políticas e gestão educacional: realidades e desafios da educação básica na contemporaneidade

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 30 de junho de 2023.

RESUMO

A proposta tem por objetivo reunir textos que discutam as realidades e desafios da educação básica na contemporaneidade nos âmbitos das políticas e gestão educacional. Neste sentido, serão aceitos trabalhos que busquem discutir sobre a atuação do gestor educacional, do coordenador pedagógico, das políticas institucionais e formativas no campo da administração, gestão democrática, Projeto Político-Pedagógico (PPP), formação docente e processos de ensino-aprendizagem. Também serão valorizadas as produções que versem sobre experiências exitosas no campo da gestão, como forma de reflexão sobre possibilidades para outros contextos. Sendo assim, serão aceitos relatos de experiências, pesquisas empíricas e teóricas, resultados de teses e dissertações e memoriais de formação no campo da gestão. Os textos poderão ser escritos em língua portuguesa ou língua espanhola.

PALAVRAS-CHAVE

Políticas.; Gestão Educacional; Educação Básica; Administração Educacional; Coordenação Pedagógica.

ORGANIZAÇÃO

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
Doutor em Educação (UNIR)

O português brasileiro em espaços digitais
O português brasileiro em espaços digitais

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 30 de junho 2023.

RESUMO

É visível a influência da internet sobre a sociedade moderna, sobretudo, para com a lingua(gem), pois, por meio dos muitos recursos modernos ofertados pela web, temos também uma complexidade de novas práticas linguísticas. Desse modo, tendo como foco o contexto brasileiro, este e-book busca reunir pesquisas que investiguem o uso do português brasileiro em espaços on-line, como redes sociais, sites, blogs, jogos, podcasts, entre outros. Posto isso, a presente chamada convida professores, pesquisadores e professores-pesquisadores a submeterem artigos, de cunho teórico, analítico ou relatos de experiência, que versem sobre algum aspecto do português brasileiro, seja escrito ou falado, em meios digitais, utilizando a perspectiva que julgarem cabível (Linguística, Linguística Aplicada, Sociolinguística, Análise do discurso etc).

PALAVRAS-CHAVE

Português brasileiro. Espaço digital. Linguagem digital

ORGANIZAÇÃO

Letícia Gantzias Abreu
Doutoranda em Estudos da Linguagem (UFMG)

Arielson Tavares
Doutorando em Letras (UFPI)

Professoralidades e subjetivações de sujeitos homossexuais
Professoralidades e subjetivações de sujeitos homossexuais

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 31 de janeiro de 2023.

RESUMO

Os estudos de gênero e sexualidade têm endossado como contraponto crítico, problematizações referentes à heteronormatividade que acomete historicamente e cotidianamente sujeitos considerados dissidentes, tais como homossexuais. É sob tal ponto crucial que a chamada em foco ganha sua devida notoriedade, pois abre margem para a enunciação de vozes silenciadas pelas normas “generificadas” e sexuais vigentes, sobretudo as que habitam os âmbitos educativos. Baseada nessa expectativa, a obra em foco objetiva reunir textos escritos no gênero memorialístico, por professores homossexuais, nos quais possam narrar suas histórias de vida cujos atravessamentos de suas sexualidades sejam tensionados na maneira como compõem suas travessias professorais. Espera-se, portanto, textos produzidos por professores gays de quaisquer formações (licenciatura ou bacharel) e/ou espaços educativos diversos (escolas, universidades, movimentos sociais etc), mas que possam abarcar neste material suas práticas formativas adjuntas às suas sexualidades, culminando em um exercício insurgente de (re)considerarmos coletivamente, as potencialidades que tal força criativa nos possibilitam a dialogar, problematizar e repensar nossas sexualidades e professoralidades como elementos indissociáveis.

PALAVRAS-CHAVE

Teorias decoloniais. Transculturalidade. Diversidades. Questões de gênero.

ORGANIZAÇÃO

Yuri Barbosa Martins de Oliveira (UNEB)
Zuleide Paiva da Silva (UNEB)

A linguística na escola básica
A linguística na escola básica

PRAZO DE SUBMISSÃO

Até 05 de março de 2023.

RESUMO

As teorias da linguagem estão em constante movimento e são plataformas importantes para refletirmos sobre nossa condição humana em diversos contextos sociais. Dentre esses espaços, a escola básica possui, por primazia, a potencialidade de suscitar diversas questões sobre a língua, desde problematizações sobre sua condição de objeto de ensino a propostas de interlocução com questões identitárias, sociais, históricas e culturais. Dessa forma, a presente chamada convida professores, pesquisadores e professores-pesquisadores a submeterem artigos, de cunho teórico, analítico ou relatos de experiência, que versem sobre a produtividade de correntes da linguística contemporânea, como os estudos analítico-descritivos da linguagem, os estudos textuais-discursivos, a Linguística Aplicada ou os Estudos da Tradução, para o ensino de língua (materna ou adicional) na escola básica. Desde que direcionem suas reflexões ao contexto da escola básica, serão bem-vindos trabalhos que elucidem a contribuição das diversas correntes de pensamento linguístico ao ensino de língua no contexto escolar e vice-versa.

PALAVRAS-CHAVE

Linguística; Escola Básica; Correntes linguísticas.

ORGANIZAÇÃO

Guilherme Brambila Manso (Doutor em Linguística / UFES)
Patrick de Rezende Ribeiro (Doutor em Estudos da Linguagem / PUC-Rio)