Editora Diálogos

Práticas sociais de linguagem na contemporaneidade: estudos sobre texto e discurso

Informações gerais

Prazo de envio: Até 10 de abril de 2022.

Organização: Silvio Nunes da Silva Júnior (UPE/UNEB) e João Paulo Muniz da Silva (UFPE)

Resumo: Os estudos e as pesquisas sobre as práticas sociais de linguagem na contemporaneidade são múltiplos e revelam elementos diversos, os quais dependem da abordagem determinada. Na tentativa de contribuir com tal dinâmica, esta organização pretende unir capítulos que investiguem os usos sociais da linguagem dentro das vertentes textual e discursiva-dialógica. Esperamos, assim, constituir um amplo espaço de produção de conhecimento, ressaltando o caráter histórico, concreto e vivo da língua em contextos específicos.

Palavras-chave: Linguagem. Texto. Discurso. Dialogismo.

Para esta chamada serão aceitos textos de doutores/as; ou mestres/as em coautoria com doutores/as (máximo 2 autores).

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão científica do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critérios previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade na composição do e-book. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

A publicação do livro ocorrerá em até 120 dias após o encerramento chamada (incluindo possível prorrogação), em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

A publicação será totalmente gratuita.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

Chamadas abertas

Linguagens, literaturas e culturas indígenas: diálogos teóricos e práticos

As culturas indígenas são hoje objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento pela sua fertilidade. São temas diversos sobre as linguagens artísticas, literaturas e formas de cultura que variam entre os diversos grupos indígenas existentes no Brasil. Nesse sentido, torna-se importante evidenciar trabalhos que enfoquem a diversidade das culturas indígenas no âmbito científico, demonstrando a conversão de sujeitos passivos, em povos que hoje reivindicam espaço para a exposição de suas linguagens poéticas. Dito isso, a proposta desta obra é reunir textos que se inscrevam nas temáticas das linguagens artísticas, línguas, manifestações literárias, aspectos culturais entre outros temas que envolvam as diferentes etnias indígenas brasileiras. Destaca-se ainda para a seleção dos artigos, discussões que enfatizem as práticas escolares, assim como discussões no campo teórico de forma situada ou compreendida em seus aspectos mais amplos, que expliquem, explorem, ou apliquem as referidas temáticas nos seus mais múltiplos contextos e sob os mais diversos enfoques. Espera-se, portanto, receber textos de graduados/graduandos, em parceria com seus orientadores, de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos. Serão aceitos textos em língua portuguesa e língua espanhola.

Ver mais
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×