Editora Diálogos

Oralidade na perspectiva do ensino de línguas

Informações gerais

Prazo de envio: Até 20 de junho de 2022.

Organização: José Rodrigues de Mesquita Neto (UERN), Ana Graça Canan (UFRN)

Resumo: A oralidade é uma habilidade linguística relacionada com a produção do discurso. Suas capacidades comunicativas abarcam tanto conhecimentos socioculturais e pragmáticos quanto requer domínio de pronúncia, léxico e gramática de uma língua, seja materna ou estrangeira. No tocante ao ensino da língua materna, autores como Oliveira (2010) e Carvalho e Ferrarezzi Jr. (2018) se perguntam e se questionam qual o papel e como a oralidade deve ser abordada na sala de aula. No ensino de línguas estrangeiras, é evidente que a oralidade faz parte das aulas, pois é a partir dela que o aluno se comunica. Vázquez (2000), Fernández (2007) e Alves (2020) são exemplos de autores que desenvolvem pesquisas nas áreas da oralidade, pronúncia e ensino. Apesar disso, ainda há muito o que se discutir sobre as estratégias e abordagens que são apresentadas na prática da habilidade oral. Por este motivo, esta chamada visa unir trabalhos de diferentes pesquisadores, tanto nacionais quanto de outros países, com o objetivo de problematizar, discutir e divulgar os diversos estudos e olhares que o ensino da oralidade vem recebendo nos últimos anos.

São aceitos texto em língua portuguesa, inglês e espanhol

Palavras-chave: Oralidade. Ensino de línguas. Aquisição e aprendizagem de línguas.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes cujas normas permitam a publicação em outros meios.

A publicação do livro ocorrerá em até 90 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Será cobrada uma taxa única de R$ 150,00 por capítulo referente aos custos editoriais (Registro ISBN, revisão textual e ABNT, ficha catalográfica,  diagramação e DOI). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×