Editora Diálogos

Trânsitos entre espaços de língua portuguesa na literatura contemporânea

Informações gerais

Prazo de envio: Até 31 julho de 2022.

OrganizaçãoAllysson Augusto Silva Casais (UFF) e Renata Cristine Gomes de Souza (UFF)

Resumo: O direito de migrar é, segundo Donatella Di Cesare, a demanda principal do século XXI. Para a filósofa, os Estados-nação hoje reconhecem o direito do indivíduo de emigrar, mas não o de imigrar. Ou seja, países permitem que seus cidadãos saiam, mas não que estrangeiros entrem em seus territórios. Isso resulta em conflitos que levantam discussões sobre mobilidade, cidadania e pertencimento. Ao analisar os deslocamentos em narrativas ficcionais, tratamos da relação entre sujeito e espaço como meio construtor da identidade. Segundo Paul Ricoeur, o corpo é a referência do espaço, pois apresenta informações do lugar a partir da localização, experiência e perspectiva. Ao mesmo passo, a análise dos deslocamentos e espaços mostram-se como uma forma de conhecimento do indivíduo. Buscamos, em sua diversidade, contribuições que ampliem o campo de estudos que tem como objeto narrativas contemporâneas oriundas de países de língua portuguesa com foco em trânsitos espaciais entre tais países. Textos que tratam de questões como identidade, cidadania, pertencimento, entre outras, no deslocamento de sujeitos.


Palavras-chave: Identidade, deslocamento, cidadania, nacionalidade.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes cujas normas permitam a publicação em outros meios.

A publicação do livro ocorrerá em até 90 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Será cobrada uma taxa única de R$ 120,00 por capítulo referente aos custos editoriais (Registro ISBN, ficha catalográfica,  diagramação e DOI). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×