Editora Diálogos

A linguística na escola básica

Informações gerais

Prazo de envio: até 22 de janeiro de 2023.

Organização: Guilherme Brambila Manso (Doutor em Linguística / UFES); Patrick de Rezende Ribeiro (Doutor em Estudos da Linguagem / PUC-Rio)

Resumo:  As teorias da linguagem estão em constante movimento e são plataformas importantes para refletirmos sobre nossa condição humana em diversos contextos sociais. Dentre esses espaços, a escola básica possui, por primazia, a potencialidade de suscitar diversas questões sobre a língua, desde problematizações sobre sua condição de objeto de ensino a propostas de interlocução com questões identitárias, sociais, históricas e culturais. Dessa forma, a presente chamada convida professores, pesquisadores e professores-pesquisadores a submeterem artigos, de cunho teórico, analítico ou relatos de experiência, que versem sobre a produtividade de correntes da linguística contemporânea, como os estudos analítico-descritivos da linguagem, os estudos textuais-discursivos, a Linguística Aplicada ou os Estudos da Tradução, para o ensino de língua (materna ou adicional) na escola básica. Desde que direcionem suas reflexões ao contexto da escola básica, serão bem-vindos trabalhos que elucidem a contribuição das diversas correntes de pensamento linguístico ao ensino de língua no contexto escolar e vice-versa.

Palavras-chave: Linguística; Escola Básica; Correntes linguísticas.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes cujas normas permitam a publicação em outros meios.

A publicação do livro ocorrerá em até 90 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Será cobrada uma taxa única de R$ 120,00 por capítulo referente aos custos editoriais (Registro ISBN, ficha catalográfica,  diagramação e DOI). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Nosso Whatsapp mudou. Entre contato conosco em nosso novo número.

×