Informações gerais

Prazo de envio: até 10 de junho de 2021.

OrganizadoresAlexandre Botelho José (Doutorando/FGV) e Adriana da Silva Maria Pereira (Mestranda/PROFEI-UNESP).

Resumo: Paulo Freire é sempre lembrado nas suas dimensões política e pedagógica, porém, percebe-se que outras visões e revisões podem ser feitas sobre o seu constructo teórico, no que tange a outras vertentes, como a ética, religiosa e estética, por exemplo, que muitas vezes não são levadas em consideração. Freire, muitas vezes, se referiu à estética como algo inseparável da prática educativa, pois existe uma “relação entre a educação e a arte, sobre o papel da arte no ensino transformador” (SHOR; FREIRE, 1996, p. 509). Como visto, para ele, a educação sendo transformadora é também criadora, por isso “estética”. É preciso divulgar no meio acadêmico estas nuances simbólicas que estão veladas dentro do pensamento freireano. Com isso, é urgente a necessidade desses desvelamentos, pois vivemos em um país marcado pelo aprofundamento das desigualdades sociais e dos processos históricos e institucionalizados de opressão, que são cada vez mais latentes neste período da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e que coincidentemente aconteceu justamente na época de comemoração do centenário do nosso patrono da educação brasileira. Nossa proposta é colaborar com a discussão sobre o pensamento ético-estético freireano e suas vertentes de forma a oportunizar um estudo profícuo sobre essa temática, a fim de inspirar a academia num debruçar de novos olhares sob a grandiosidade do legado de Paulo Freire que vai muito além dos seus próprios textos.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes.

A publicação do livro ocorrerá em até 60 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Para publicação será cobrada uma taxa de R$ 70,00 para alunos de graduação e de R$90,00* para demais pesquisadores/as, por capítulo referente aos custos editoriais (editoração, registro ISBN, DOI, diagramação e revisão). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×