Editora Diálogos

Educação Matemática e práticas pedagógicas: diálogos entre teoria e sala de aula

Informações gerais

Prazo de envio: até 10 de outubro de 2022.

Organização: Jorge Williams Cunha Ferreira

Resumo:  A Educação Matemática, nos últimos anos, tem se consolidando como tendência de pesquisa no âmbito acadêmico-científico, abarcando consigo múltiplos enfoques teóricos e, consequentemente, variadas possibilidades metodológicas. Tendo em vista essa variedade, intentamos com essa proposta englobar essa multiplicidade afim de tecer diálogos epistemológicos e metodológicos, em interface com a prática pedagógica, acerca das perspectivas para a educação matemática. Desta forma, abarcaremos nessa proposta de livro temas que envolvem as múltiplas compreensões desta área, dentre as quais destacamos as seguintes tendências: a) Didática da Matemática (teorias e práticas); b) Etnomatemática; c) Modelagem na Educação Matemática; d) Resolução de problemas no ensino de matemática; e) Ensino de matemática por investigação; f) Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; g) Currículo e Educação Matemática; h) Filosofia, Sociologia e História da Matemática; i) Interdisciplinaridade e Educação Matemática; j) Inclusão e Educação Matemática; k) Educação Matemática e formação de professores; l) Educação Matemática e interfaces com enfoques diversos. Esperamos com esta proposta temática abarcar as múltiplas perspectivas e olhares para a educação matemáticas, que dialoguem, preferencialmente, teoria e prática, em especial na prática pedagógica. Aceitaremos trabalhos de pesquisadores das áreas de educação matemática, assim como de pesquisas em nível de graduação (em coautoria com o orientador), especialização, mestrado e/ou doutorado desenvolvidas nas referidas áreas.

Palavras-chave: Matemática, Educação, Ensino, Prática Pedagógica.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes cujas normas permitam a publicação em outros meios.

A publicação do livro ocorrerá em até 90 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Será cobrada uma taxa única de R$ 120,00 por capítulo referente aos custos editoriais (Registro ISBN, ficha catalográfica,  diagramação e DOI). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×