Editora Diálogos

Estudos de literatura brasileira contemporânea: múltiplos diálogos

Informações gerais

Prazo de envio: até 30 de novembro de 2021.

Organizadores: Marcos Antônio Fernandes dos Santos (UEMA/UFMS) e Abílio Neiva Monteiro (UEMA/UERN)

Resumo: Dentre as diversas formas de se pensar o mundo, e especialmente sob a dinâmica da fugacidade e da instabilidade das coisas, a literatura vem, desde muito cedo, representando de formas alternativas o espaço que nos rodeia, que é recriado e dito através de diversos contornos, conforme, especialmente, a experiência pessoal e o contexto de produção. Nesse sentido, a literatura brasileira contemporânea tem se mostrado um território fértil, vasto em conteúdos e formas, e tem sido palco, principalmente para a representação de um mundo em constante transformação e de tipos humanos que por muito tempo foram silenciados ou invisibilizados socialmente. Assim, a proposta dessa obra é reunir textos que tratem sobre a literatura brasileira contemporânea através de diálogos diversos, que analisem as produções sob os mais variados vieses teóricos, tais como autobiografia, realismos, representação da violência, identidade, memória, escrita marginal, entre outros. Esperamos, portanto, receber textos de graduados/graduandos, em parceria com seus orientadores, de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos.

Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea. Escrita literária. Narrativa. Poesia. Representação.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes.

A publicação do livro ocorrerá em até 90 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Para publicação será cobrada uma taxa de R$ 70,00 para alunos de graduação e de R$90,00* para demais pesquisadores/as, por capítulo referente aos custos editoriais (editoração, registro ISBN, DOI, diagramação e revisão). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×