Editora Diálogos

Filosofia e Educação em Perspectivas: entrelugares da cultura, do ensino, da arte e da tecnociência

Informações gerais

Prazo de envio: até 15 de agosto de 2022

Organização: Harald Sá Peixoto Pinheiro (UFAM)

Resumo: tecendo a Filosofia à luz de perspectivas da cultura, do ensino, da arte e das tecnologias da educação, convidamos a comunidade acadêmica, em especial pesquisadores em nível stricto sensu, mestrandos e doutorando com pesquisas em andamento ou já concluídas, em contribuir na construção de um “Dossiê temático: Filosofia e Educação em Perspectivas”, para ser publicado no segundo semestre de 2022, pela Editora Diálogos. O livro inicialmente em formato digital (E-book) propõe pensar estudos e resultados de pesquisas cujo enfoque prático-propositivo ou teórico-metodológicos trate sobre diferentes concepções de Filosofia em múltiplos níveis de interseção com a prática escolar e que dialoguem com uma proposta de conhecimento crítico e de educação transformadora para mundo contemporâneo. Com uma proposta inovadora focaremos nosso interesse na problematização que nosso livro pretende abordar acerca dos “Entrelugares da Cultura, do Ensino, da Arte e da Tecnociência”. Nessa mediação temática daremos maior destaque às abordagens que remetem os consequentes modos de produção de conhecimento e subjetividades em duas tríades coimplicadas e dialetizadas de filosofia-ensino-escola e filosofia-aprendizado-vida, em frequente interatividade e nomadismo entre o mundo da vida (vivido, sentido) e o mundo da escola (pensado, racionalizado). Priorizar pesquisas que reflitam acerca da natureza e/ou condição desses “entrelugares”, dessas interseções em seu hibridismo e dialogia com contornos e fronteiras da relação intra e extra muros do conhecimento escolar. Textos que envolvam circunstâncias técnicas e metatécnicas ao articularem a necessidade básica da formação e competência profissional entre elos inseparáveis da ação docente-discente. Discutir valores e atitudes metaprofissionais na busca de urgência e autonomia por novas utopias que possam enfrentar as perversas distopias da sociedade atual. O dossiê pretende valorizar também diferentes intervenções de professores-pesquisadores em especial aqueles que atuam no Ensino Médio e que enfrentam problemas e questões com maior regularidade em seu cotidiano escolar e/ou universitário.

Palavras-Chave: Filosofia, Ensino, Diálogo Cultural, Arte, Tecnologia, Entrelugar

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes cujas normas permitam a publicação em outros meios.

A publicação do livro ocorrerá em até 90 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Será cobrada uma taxa única de R$ 120,00 por capítulo referente aos custos editoriais (Registro ISBN, ficha catalográfica,  diagramação e DOI). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×