Informações gerais

Prazo de envio: até 20 de julho de 2021.

Organizadores: Valter de Carvalho Dias (IFBA) e Fabrício da Silva Amorim (IFBA)

Resumo: O Sociofuncionalismo é uma área interdisciplinar por natureza, caraterística muito marcante nos estudos linguísticos da modernidade, tendo em vista que uma teoria, por si só, já não se mostra capaz de dar conta dos diversos – e complexos! – fenômenos da linguagem. Assim, a pesquisa sociofuncionalista é desenvolvida sob o escopo teórico-metodológico de duas teorias distintas (podendo aproximar-se mais de uma ou de outra): a Sociolinguística Variacionista, baseada em Labov (1972; 1994; 2001), e o Funcionalismo norte-americano, amplamente divulgado por Thompson, Hopper e Givón em diferentes trabalhos. Embora se revele como um campo de interface, é importante reconhecer a autonomia epistemológica do Sociofuncionalismo, visto que, conforme assinalam Tavares e Görski (2015, p. 250), “não se trata da soma ou da combinação de pressupostos teórico-metodológicos de duas teorias, e sim do estabelecimento de pressupostos que resultam da conversa entre teorias.” Independentemente do foco, esta obra busca agregar trabalhos que descrevam o português brasileiro sob a ótica do Sociofuncionalismo em suas diferentes perspectivas, especialmente no nível morfossintático da língua. Espera-se, com isso, contribuir para a divulgação de pesquisas que, em suas análises, consideram propriedades de natureza social e funcional para a caracterização de fenômenos do português brasileiro.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes.

A publicação do livro ocorrerá em até 60 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Para publicação será cobrada uma taxa de R$ 70,00 para alunos de graduação e de R$90,00* para demais pesquisadores/as, por capítulo referente aos custos editoriais (editoração, registro ISBN, DOI, diagramação e revisão). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×