Informações gerais

Prazo de envio: Até 20 de julho de 2021.

Organização: Amanda Ramalho de Freitas Brito (UFPB), Luiz Felipe Verçosa da Silva (UFPE), José Antonio Santos de Oliveira (UFPE).

Resumo: O presente livro propõe copilar textos de pesquisadores (graduandos vinculados a grupos de pesquisa, mestrandos, doutorandos e professores universitários) que abordem criticamente o signo de transversalidade da literatura no contexto contemporâneo. Para Abdala-Junior (2014) a Literatura Comparada, em uma perspectiva pós-colonial, inaugura, a partir dos de 1970, uma leitura crítica e atenta do fenômeno literário, ocupando-se das relações interdisciplinares que ele estabelece com outras mídias e outras áreas do conhecimento. Nesse sentido, substitui-se a compreensão abstrata de influência pela dialogia do discurso. O significante universal por significados que atualizam periodicamente a palavra e a imagem literária. A abordagem proposta resvala no intercurso de experiências com o tempo (contexto de produção e recepção da obra), em que o passado é reescrito pelos bordados do presente em textos forjados pela metacrítica da intertextualidade, da adaptação, da tradução, ou pelo diálogo temático que surge do repertório cultural de quem faz a crítica comparada. Assim, procura-se refletir sobre a literatura como ato de comunicação que incide sobre o significado vivo da experiência e que se volta para uma compreensão plural da cultura literária. Perspectiva cara à valorização das subjetividades e do limiar das fronteiras.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes.

A publicação do livro ocorrerá em até 60 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Para publicação será cobrada uma taxa de R$ 70,00 para alunos de graduação e de R$90,00* para demais pesquisadores/as, por capítulo referente aos custos editoriais (editoração, registro ISBN, DOI, diagramação e revisão). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×