Editora Diálogos

Representações do Feminino na literatura, artes e mídias

Informações gerais

Prazo de envio: até 10 de outubro de 2022.

Organização: Cindy Conceição Oliveira Costa (UFPI); Rhusily Reges da Silva Lira (UFPI); Allana Cristina Sales Meneses (UFPI).

Resumo:  A figura feminina foi representada na literatura e nas outras artes, majoritariamente sob um olhar masculino, numa visão idealizada. Entretanto, com os avanços sociopolíticos, as mulheres foram inscrevendo-se em espaços públicos que antes eram vistos como exclusivamente masculinos. Inseriram-se na literatura, nas artes e mídias como produtoras, escritoras e, ao mesmo tempo, personagens. À vista disso, a proposta desta obra é reunir textos que discutam sobre as representações do feminino nesses espaços, sendo essas feitas por mulheres (cis ou transgêneras), com enfoque em figuras femininas. Esperamos receber artigos de pesquisadoras(es) que utilizem como aporte teórico os estudos de gênero e a crítica feminista e transfeminista, através das acepções de Elaine Showalter, Letícia Nascimento, bell hooks, Virginia Woolf, Judith Butler, Teresa de Lauretis, entre outras, que possibilitam pensar a figura feminina e sua relação com as artes, bem como apresentem visões de mundo femininas, trazendo ideias que permitam ver a autorrepresentação como um caminho para a liberdade e autonomia feminina.

Palavras-chave: Representação feminina; Literatura e outras artes; Crítica feminista.

São aceitos textos de graduandos/as (em coautoria com orientador/a), graduados/as, mestres e doutores/as. Além disso, cada capítulo pode ter no máximo 4 autores/as.

A submissão de um texto não garante sua aprovação automática. Todos os capítulos  passam por avaliação da comissão editorial do e-book que é responsável por atribuir a eles um parecer, considerando critério previamente estabelecidos, visando a garantir a qualidade da composição dos e-books. Além disso, o texto é submetido à verificação de plágio. 

É permitido o envio de textos não inéditos, desde que haja modificações e que a informação seja destacada em nota de rodapé com ano e local de publicação originais. Esta regra é aplicável somente a textos provenientes de recortes de TCC, artigos publicados em anais de eventos ou em periódico avaliado pela Capes cujas normas permitam a publicação em outros meios.

A publicação do livro ocorrerá em até 90 dias após o prazo da chamada, em formato digital (E-book), com ISBN emitido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), DOI, ficha catalográfica, código de barras e será registrado nos principais indexadores científicos (veja aqui), a fim de ampliar seu alcance e impacto. O livro não será comercializado, ou seja, será distribuído gratuitamente para download no site da editora.

Será cobrada uma taxa única de R$ 120,00 por capítulo referente aos custos editoriais (Registro ISBN, ficha catalográfica,  diagramação e DOI). O pagamento é efetuado somente após o aceite do texto para publicação.

Para realizar o envio do seu capítulo, preencha o formulário clicando aquiEm caso de problemas com o formulário, é possível enviar o artigo para o e-mail: contato@editoradialogos.com, colocando no assunto o título da chamada para a qual deseja submetê-lo.

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×