Editora Diálogos

A (des)articulação das práticas de linguagem no livro didático de Língua Portuguesa

O objetivo deste e-book é socializar experiências investigativas de estudantes do curso de Letras/Português do 6º Bloco da UESPI/Parnaíba, no componente curricular Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa como premissa de que fazer universidade significa viver as instâncias de ensino, extensão e pesquisa. Nele, os leitores encontram reflexões analíticas sobre alguns livros didáticos de Língua Portuguesa mais utilizados nas redes públicas e privadas do país, principalmente no Piauí. Com base nesta proposta de análise, os (as) pesquisadores tomaram como aporte as obras que orientam o ensino de Língua Portuguesa na contemporaneidade, especificamente quanto à articulação das práticas dos eixos de linguagem propostas na BNCC para a educação básica. Acreditamos que a contribuição é fomentar outros diálogos em diferentes espaços de interlocução em que as práticas discursivas acontecem, sejam no sentido de libertar o docente das amarras de uma metodologia calcada na metalinguagem, sejam para sugerir uma abordagem epilinguística que concebe a língua/linguagem na sua pluralidade de manifestação.
Jailson Almeida Conceição
Sou Doutor em Estudos da Linguagem/UFRN, Mestre em Letras/UFS, Especialista em Língua Portuguesa pela FIA/SP, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Licenciado em Letras Vernáculas pela UEFS/UNEB. Atualmente, atuo no curso de Letras/Português da UESPI/Parnaíba, desenvolvendo ensino, extensão e pesquisa na área de Análise do Discurso Crítica e Linguística Aplicada. Tenho interesses em temas ligados à Linguística, ensino de Português e formação inicial e continuada de professores.


CONCEIÇÃO, J. A. (Org.) A (des)articulação das práticas de linguagem no livro didático de Língua Portuguesa . Tutóia/MA: Diálogos, 2022.



Apresentação

CAPÍTULO 1 - As práticas de linguagem articuladas segundo a BNCC: análise do capítulo do livro didático de língua portuguesa
Ana Carine de Sousa
Andressa Costa da Conceição
Tatiele Mendes
Jailson Almeida Conceição

CAPÍTULO 2 - Conexão e uso: uma análise da articulação dos eixos da linguagem propostos pela BNCC no livro didático
Guilherme Aynerson Araújo Brito
Jéssica dos Santos Reis
Letícia Menezes Carvalho
Jailson Almeida Conceição

CAPÍTULO 3 - Análise de um capítulo do livro didático de língua portuguesa: a articulação das práticas de linguagem no ensino de LP
Igor Machado da Silva
Jailson Almeida da Conceição
Laíse dos Santos Guedelho
Maria Elane Nascimento Pinto
Rayanne Nascimento dos Santos

CAPÍTULO 4 - Análise das práticas de linguagem do ensino da Língua portuguesa presentes no livro didático
Ana Beatriz Carvalho Sobrinho
Suelen Dieimes Gomes de Oliveira
Victória Emanuelly Silva dos Santos
Jailson Almeida Conceição

ISBN: 978-65-89932-43-7

|

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Nosso Whatsapp mudou. Entre contato conosco em nosso novo número.

×