Editora Diálogos

A importância dos temas contemporâneos Transversais: Multiculturalismo e meio ambiente na realidade escolar

Este Ebook apresenta uma coletânea de estudos acerca da importância dos temas contemporâneos transversais na realidade escolar. Diante deste contexto, os temas em destaque versam sobre o multiculturalismo e meio ambiente como temas que dialogam diretamente com a pluralidade cultural evidente no ambiente escolar, bem como, a importância de elucidar a percepção, conservação e preservação do meio ambiente em âmbito socioconstrutivista. Esse contexto apresentado denota na união das duas unidades descritas a interdisciplinaridade acontecendo na relação e diálogo de diferentes visões de professores e acadêmicos que conhecem principalmente o chão da escola, território fértil onde temáticas tão importantes e necessárias em nossa sociedade se constroem, amparadas por legislações atuais são realizadas com afinco e aqui se está ofertando ações que se entrecruzam e podem ser adaptadas para outros contextos socioambientais demonstrando que há um processo educativo e formativo em curso sendo realizado pela práxis de cada um que apresenta seu texto para aqueles que irão ter em mãos essa obra. Excelente leitura a todos, todas e todes.

Fernando Icaro Jorge Cunha
Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Atualmente é acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, Campus Uruguaiana. Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico. Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolve estudos na área da inclusão escolar, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos, Tecnologia Assistiva e Tecnologias Digitais. Foi bolsista auxiliar de gestão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Unipampa - Campus Uruguaiana sob Gestão do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi, onde desenvolveu pesquisas acerca dos desafios do Ensino Remoto Emergencial em parâmetros de retenção e evasão de discentes a partir de vulnerabilidades, a ação ocorreu por meio da Chamada Interna PROGRAD 4/2021. Desenvolve o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Faz parte do Projeto Iniciação à Ciência do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR, Campus Alegrete, que visa enriquecer o Ensino de Química para a Educação Básica, fomentando a inovação e letramento químico subsidiando professores da rede pública de ensino. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.


Marlise Grecco de Souza Silveira
Graduada em Ciências Físicas e Biológicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), Especialista em História e Cultura Africana, Afro brasileira e Indígena da UNIPAMPA (2016), Especialista em Educação Ambiental na Faculdade São Braz Educacional - Curitiba, Paraná (2019 ), Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde - UFSM (2014), Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (2019). É professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Uruguaiana e trabalha atualmente na 10ª Coordenadoria Regional de Educação com as seguintes Assessorias: Ambiental e Saúde Escolar nas cidades de abrangência Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, Barra do Quaraí e Uruguaiana. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - GEPEF), Membro do Grupo Gestor Municipal do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (PSE). Membro da Comissão Intermunicipal Uruguaiana-Libres de HIV/AIDS do Mercosul - Comissão Municipal do Projeto de Prevenção, Atenção e Apoio em HIV/AIDS nos espaços fronteiriços dos países do Mercosul. Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ), atuou como professora convidada junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental, Vice-Presidente da Associação Comunitária Uruguaianense - ACUPAMA, Coordenadora do Projeto Tecnologias sociais inovadoras da educação e saúde para prevenção das IST/HIV Aids no estado do Rio Grande do Sul.

Arthur de Oliveira Machado
Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, integrou, durante a graduação, com ênfase na pesquisa em Filosofia da Educação e Pedagogia Crítica, o projeto de extensão “Hora do Conto: Meninos e Meninas Lendo o Mundo e a Palavra”. Também foi bolsista de iniciação científica do projeto de extensão “Humanização e Cidadania na Escola: diálogos com professores”. Desde então, participa do grupo “Dialogus: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire”. Atuou como educador de Filosofia no Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), projeto de extensão da UFSM. Atualmente é mestrando em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria e pós-graduando em Psicanálise. Pesquisa temas relacionados à educação e sociedade, filosofia da educação, fenomenologia e psicanálise.

Carlos Magno Araujo Castelo Branco
Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças) e Professor Assistente, Classe I, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Pós graduado em Contabilidade Pública pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (2003). Pós graduação em Direito Civil e Processo Civil pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina - concludente, Pós graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí - concludente. Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2005) e Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba (2000). Atuou como Coordenador e Professor de Graduação e Pós-graduação da FAESPI, FATEPI, FAI, FACET, UFPI-UAP, UNINOVAFAPI, UFMA, FAR, CEUBRA, dentre outros, nos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Educação e Sistemas de Informação.

Katiane de Carvalho Lima
Possui graduação em LETRAS - UDF Centro Universitário (2010) e graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade Albert Einstein (2011). Atualmente é Orientadora Educacional - Secretaria de Educação do DF. Possui pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Orientação Educacional(2011) e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin.

Maria José Baltar de Azambuja
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016). Especializações Lato Sensu em Neuropsicopedagogia, Educação Especial- Deficiência Intelectual, Supervisão, Orientação e Gestão, Psicopedagogia, Ludopedagogia. Curso de aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista e Educação Especial: Deficiência Intelectual. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Exerceu função de professora nos anos iniciais do fundamental em classes de alfabetização na rede Estadual de Ensino RS. Atuou como Supervisora pedagógica na rede Municipal de Ensino de Porto Alegre se aposentando na função em 2019. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre em Escola de Ensino Especial em regime de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas e Educação Especial Deficiência Intelectual.

Salete Pereira Zanella
Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialização em mídias na educação pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG conclusão (2016). Curso de aperfeiçoamento 180 horas - Produção de material didático para diversidade junto à Universidade Federal do Rio Grande UFRGS. (2011). Curso: Informática para internet 300 horas (CTISM UFSM) 2014. Possui Pós-graduação em ensino de Sociologia para o ensino médio UFSM conclusão (2018). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas-UFPEL (2021).

Adriana da Silva Biavaschi
Graduada com Láurea Acadêmica no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA- Campus Uruguaiana. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). O trabalho do GRUPI visa colaborar com estudos e reflexões voltados para a inovação pedagógica, tanto nos processos de (re)construção de projetos políticos-pedagógicos de escolas de educação básica, quanto de cursos de formação de professores da Universidade Federal do Pampa. Foi bolsista do programa Santander graduação, através da seleção de graduandos com excelência acadêmica, no edital 2018/2. Possui interesse nas seguintes áreas de estudo: inovação pedagógica, currículo, formação de professores e projeto político-pedagógico.

Lilia de Oliveira Silva
Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (2003), Tem Especialização em Educação Interdisciplinar(2005), Educação especial com ênfase em LIBRAS(2015). Atualmente é Professora Efetiva da Educação Básica de Mato Grosso, exercendo a função de Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual da Policia Militar Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho, em Barra do Garças . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Daniela Ribeiro dos Santos
Possuo Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- Sobral- CE, especialista em Gestão Municipal pela Universidade Federal de Sergipe- UFS, Neuropsicopedagogia pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais-IPEMIG; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University-Flórida-EUA; Coach de relacionamento familiar e Inteligência Socioemocional, certificada pela SBC- Sociedade Brasileira de Coach e Grupo Augusto Cury; possuo experiência em treinamento de professores e gestores da rede pública e privada e desenvolvo cursos à distância e palestras para a comunidade escolar, através da empresa D&N consultoria Educacional.

Ariel Costa dos Santos
Possui graduação em Geografia (UFMT, 2015), Mestrado em Geografia (UFMT, 2017) e Doutorado em andamento (UFGD, 2018). Atualmente, é professor substituto da Universidade Federal de Rondonópolis e professor contratado de educação básica da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso. Tenho experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia e relações étnico-raciais em cidades do agronegócio. Membro do grupo de pesquisa Coletivo Geografia Indígenas, Gentes, Terra (UFGD).



CUNHA, F. I. J. et al (Orgs.). A importância dos temas contemporâneos Transversais: Multiculturalismo e meio ambiente na realidade escolar. Tutóia/MA: Diálogos, 2022. https://doi.org/10.52788/9786589932383



Prefácio 8
Arthur de Oliveira Machado
Fernando Icaro Jorge Cunha

1 - QUANDO SE QUESTIONA AS PRÁXIS EDUCATIVAS? 12
CECÍLIA DE CAMPOS FRANÇA
GERSON MARQUES FRUTUOSO

2 - DIVERSIDADE ÉTNICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A POPULAÇÃO NEGRA 29
Fernanda Nabuco Souza
Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad
Clebes Iolanda Leodice Avles

3 - POR UMA PEDAGOGIA DA CULTURA DA PAZ 50
Luciana de Aguilar Belizio
Susana da Costa Mota
Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Moura

4 - MULTICULTURALISMO E CULTURA SURDA 63
LAIONEL MATTOS DA SILVA
LEONICE APARECIDA DE FÁTIMA ALVES PEREIRA MOURAD

5 - PEDAGOGIA ANTIRRACISTA: PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA 77
PAULA ERNESTINA LEAL DE OLIVEIRA CARDOSO
GISELDA FERREIRA MESCH DA SILVA
MAYARA AVILA VALLENOTO
FERNANDA ALMEIDA FETTERMANN
FERNANDO ICARO JORGE CUNHA
ARTHUR DE OLIVEIRA MACHADO
PAULO RICARDO MOREIRA MOLEDA
ARIEL COSTA DOS SANTOS

6 - A abordagem dos temas meio ambiente e saúde nos anos finais do ensino fundamental em escolas no município de Alegrete/RS 89
Márcio da Mota Machado Filho
Maurício Cendón do Nascimento Ávila
Fernando Icaro Jorge Cunha
Edward Frederico Castro Pessano

7 - A relação Meio Ambiente e Saúde através das concepções de estudantes e professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental 113
Márcio da Mota Machado Filho
Maurício Cendón do Nascimento Ávila
Fernando Icaro Jorge Cunha
Edward Frederico Castro Pessano

8 - ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA DO CAMPO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 167
Anna Christine Ferreira Kist
Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad
Marcelo Vaz Pupo

9 - MEIO AMBIENTE, LIXO E RACISMO RELIGIOSO 185
Augusto Juvenal Correa Fidelis
Staël Soraya dos Santos Rosa

10 - PROJETO DESCARTE CORRETO: NEM TUDO É LIXO 198
MARISTELA DA ROSA DULOR
FERNANDO ICARO JORGE CUNHA
MARLISE GRECCO DE SOUZA SILVEIRA
ARTHUR DE OLIVEIRA MACHADO
ADRIANA DA SILVA BIAVASCHI
KATIANE DE CARVALHO LIMA
JEFERSON ROSA SOARES
LILIA DE OLIVEIRA SILVA
ARIEL COSTA DOS SANTOS

11 - EDUCAÇÃO DO CAMPO: TRAJETÓRIA HISTÓRICA E ANÁLISE DE SUA CONSTRUÇÃO 211
Luiz Enrique Rodrigues PilaR
Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad

12 - METODOLOGIAS ATIVAS: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 237
Clebes Iolanda Leodice ALVES
Diovane da Rosa DILL
Janaína da Rosa DILL
Juliana de Ávila PACHECO
Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira MOURAD

13 - ETNOCONHECIMENTO E ETNOBIOLOGIA: ALGUNS APONTAMENTOS 256
Clebes Iolanda Leodice ALVES
Diovane da Rosa DILL
Janaína da Rosa DILL
Juliana de Ávila PACHECO
Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira MOURAD

14 - O ENSINO DE GEOGRAFIA E A INSERÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR 270
DALILA TAVARES GARCIA
LUIZ FELIPE RODRIGUES
ARIEL COSTA DOS SANTOS

15 - IMAGENS E IMAGINÁRIOS DA/NA FRONTEIRA NOS SENTIDOS ESPACIAIS DE ESTUDANTES DE ESCOLAS FRONTEIRIÇAS DE FOZ DO IGUAÇU (BRASIL) E CIUDAD DEL ESTE (PARAGUAI) 283
LUIZ FELIPE RODRIGUES
DALILA TAVARES GARCIA
ARIEL COSTA DOS SANTOS

ISBN: 978-65-89932-38-3

|

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×