Editora Diálogos

Culturas, corpos e linguagens híbridas: perspectivas decoloniais vol.1

O pensamento decolonial que surge como resistência às ideologias da modernidade eurocêntrica, busca denunciar o sofrimento humano dando visibilidade às vozes subalternas silenciadas pela colonialidade. É nesse sentido, que a série que ora apresentamos em dois volumes, registra na forma de artigos, tanto no âmbito de pesquisas cientificas como na apresentação de relatos reflexivos, práticas decoloniais em estudos relacionados a Linguística, Educação, Direito, Literatura e Análise do Discurso. A coletânea é composta por textos produzidos por mestres, mestrandos, doutores e doutorandos que fazem pesquisa em universidades públicas de todo Brasil e do exterior, demonstrando a importância da construção e do fluxo de saberes entre linguagens, corpos e culturas híbridas. Reunimos nos dois volumes da série, pesquisadores sem preocupação com uma unidade disciplinar, mas que tivessem como foco a formulação de pensamentos a partir dos estudos decoloniais. Neste primeiro volume destacamos artigos que apresentam a literatura como ferramenta de resistência, e mais dois textos que evidenciam a opressão de grupos subalternos, um no âmbito religioso e o segundo que problematiza discursos na conjuntura política.

Ana Carla Barros Sobreira

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba- Campus II- Campina Grande. Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, EAD, Letramento em Contexto Indígena. Membro da Red de Investigación en Educación, Empresa y Sociedad (REDIEES) Bogotá-Colombia. Participa do Grupo de Estudos: CG Scholar coordenado por Kope, W.;Kalantzis,M. e do Grupo de Pesquisa Nos-Outros: Linguagem, Memoria e Direitos Humanos, coordenado pela Profa. Dra. Daniela Palma IEL-UNICAMP e pelo Prof. Dr. Daniel do Nascimento e Silva -UFSC. Doutoranda em Linguística Aplicada - IEL-UNICAMP.

Fabiane Lemes

Graduada em Letras. Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (Ufu). Mestre em Estudos Linguísticos pela Ufu. Bolsista CAPES.



SOBREIRA, A. C. B.; LEMES, F. Corpos, culturas e linguagens híbridas: perspectivas decoloniais v.1. Tutóia: Diálogos, 2021. https://doi.org/10.52788/9786589932048



Apresentação
Ana Carla Barros Sobreira
Fabiane Lemes


Prefácio
Elaine Pereira Andreatta


Entre-lugares da identidade moçambicana: Dito Mariano e Marianinho
Elaine de Sousa Soares
Adriana Helena de Oliveira Albano


Travessias de mulheres negras apanhadeiras de si e apanhadeiras de café em Itiruçu
Luciana dos Santos Brandão


Interseccionalidades dilacerantes: gênero, sexualidade, raça/etnia e classe em Waldo Motta
Fernando Luís de Morais


A literatura como estratégia de uma educação decolonial
Leoné Astride Barzotto


O que é ser mulher no Brasil? Decolonialidade e perspectiva histórico-social em obras da artista Priscila Rezende
Roney Jesus Ribeiro
Thaynã Targa
Thays Alves Costa

Experiências, memórias e narrativas: a (re)existência de uma pantaneira da serra da Bodoquena-MS
Quézia Stefani Fagundes Sena

Palhaçaria feminina no Triângulo Mineiro
Luana Rodrigues de Araújo
Emanuelle Anne da Silva Dantas
Thiago Henrique Fernandes Coelho


Bela, recatada e virtuosa: uma leitura possível sobre o silenciamento de mulheres evangélicas pentecostais sob a ótica decolonial

Ana Carla Barros Sobreira


Insultos, xingamentos, palavrões: sexismo como estratégia no discurso político
San Thiago de Araújo e Silva
Fabiane Lemes
Simone Tiemi Hashigut

ISBN: 978-65-89932-04-8

|

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×