Editora Diálogos

Decolonialidade e a formação continuada de docentes

  • Sinopse
  • Sobre o autor
  • Como citar
  • Sumário
A pesquisa traz novas questões sobre a prática pedagógica e busca compreendê-las sob o enfoque da teoria. A fim de articular novos saberes na construção da docência, dialogando com os envolvidos no processo de formação. Este estudo justifica-se pela necessidade em oferecer um estudo sobre a educação estadual básica no município de Foz do Iguaçu/PR, a partir do tema formação continuada de professores do ensino médio, visando a verificar como são desenvolvidos, em sala ou no espaço escolar, os temas cujas abordagens e planejamento dessas ações são fundamentais para ter uma análise sobre o processo de colonização a partir do preconceito existente no campo escolar, mas que é trazido na formação destes docentes. Com este trabalho, busca-se especificar e abordar o tema da formação continuada, entendida como parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente, a fim de possibilitar um novo sentido à prática pedagógica para contextualizar novas circunstâncias e ressignificar a atuação do professor.

Wagner Grizorti

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade ANGLO UDC (2012). Doutorando no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) 2020. Especialista em Diversidade na Educação (UNILA) 2021. Especialista em Alfabetização e Educação Especial pela FAPI (2014). Aperfeiçoamento em Mídias na Educação. Atuou como professor do Estado do Paraná. Atualmente sou Coordenador Pedagógico no POLOIGUASSU no projeto Trilha Jovem Iguassu.



GRIZORTI, W. Decolonialidade e a formação continuada de docentes. Tutóia/MA: Diálogos, 2021.https://doi.org/10.52788/9786589932024



Prefácio
Introdução

CAPÍTULO 1
Colonialismo e os modos de produção de saber
Educação e a questão da colonialidade
Uma pedagogia decolonial e intercultural

CAPÍTULO 2
Formação docente e profissional do professor
Formação continuada de professores

CAPÍTULO 3
A campo!
Objetivos
Procedimentos metodológicos
Perfil dos sujeitos recrutados
Coleta de dados
Análise dos dados

CAPÍTULO 4
Ser professor e padecer no paraíso?

Considerações finais
Referências
Sobre o autor
Índice Remissivo

ISBN: 978-65-89932-02-4

|

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×