Editora Diálogos

Formação em Psicologia em tempos de pandemia

Nesta obra, propomos discutir possibilidades e desafios para o ensino remoto em Psicologia, tanto na graduação quanto na pós-graduação, com reflexões de atores de universidades privadas, a partir de experiências de ensino desenvolvidas no período de pandemia que podem contribuir para a ampliação de recursos tecnológicos na formação em Psicologia, considerando as especificidades de instrumentos de uso restrito e competências fundamentais para o exercício profissional. Para tal, estão inseridos capítulos que abordam a formação em psicologia no contexto da pandemia escritos por docentes de graduação e de pós-graduação, por professores e coordenadores de cursos com a finalidade de tensionar, a partir dos relatos de suas experiências e de reflexões teórico-metodológicas, as práticas desenvolvidas no período, seus efeitos no trabalho docente e na formação profissional e, principalmente, apontar caminhos para as discussões que serão necessárias no pós-pandemia.
Cristiane Moreira da Silva
Doutora (2013) e Mestre (2006) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Pós-graduada em Direitos Humanos: assistência e proteção a vítimas de crimes e colaboradores da justiça (2009) pela Universidade Católica de Brasília, financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; Especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia (2020); graduada em Psicologia (2003) pela Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora Adjunta do Mestrado em Psicologia e coordenadora da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Universidade Católica de Petrópolis; Membro da Comissão Especial de Psicologia Clínica do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas na interface Psicologia e Tecnologias de Comunicação e Informação, Direitos Humanos, Avaliação Psicológica e processos de medicalização. Interessada em discussões no campo de estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Luís Antônio Monteiro Campos
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1986), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Especialista em Logoterapia pela Sociedade Brasileira de Logoterapia, especialista em Psicologia Jurídica e Clínica pelo CFP. Foi Diretor de Unidade de Saúde por 8 anos. Foi Coordenador de Saúde Mental do Município de Duque de Caxias.Foi Presidente do Conselho Municipal Antidrogas do município de Duque de Caxias por dois mandatos consecutivos. Foi Membro do Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Duque de Caxias. Membro do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. Coordenador do Projeto Adolescer junto a FIA durante oito anos. Foi Coordenador de projetos do UNDCP/ONU. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Gestor do processo de seleção dos voluntários para o PAN de 2007. Co-gestor do processo de seleção dos voluntários do Rock in Rio 2011. Idealizador e um dos elaboradores do Click-profissão. Foi Coordenador de Curso de Psicologia, Coordenador de pesquisa, Diretor do curso de Psicologia, Coordenador Pedagógico Nacional dos Cursos de Psicologia e Gestão Hospitalar da Estácio. Atuou no do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estácio de Sá, Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia, Membro da Sociedade Americana de Psicologia. Atualmente é psicólogo licenciado da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e professor Universitário e Coordenador do Mestrado em Psicologia da UCP e professor da PUC-RIO. Participante do International Child Mental Health - Study Group (ICMH-SG). Membro fundador do Laboratório Virtual de Neuropsicometria Cognitiva, Afetiva e Comportamental LAVINAC. Parecerista da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Parecerista ad hoc da Sociedade Brasileira de Psicologia Social, Consultor ad-hoc - Universidade Federal do Paraná, Foi Parecerista do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Responsável pelo PPC dos Cursos de Gestão Hospitalar e Psicologia nas modalidades presencial e a distância. Professor e conteudista da modalidade a distância desde 2006. Tem experiência na área de Psicologia e Gestão, com ênfase em Gestão Educacional, Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: crenças, estereótipos, adolescência, atitudes e Gestão de IES.


SILVA, C. M.; CAMPOS, L. A. M. (Orgs.) Formação em Psicologia em tempos de pandemia. Tutóia/MA: Diálogos, 2021.





Apresentação
Cristiane Moreira da Silva, Luís Antônio Monteiro Campos

Práxis psicológica: re(pensando) a formação a partir da pandemia
Augusto Cesar Soares da Cunha, Gênesis Guimarães Soares, Raquel Silva Barretto

Os desafios do ensino em Psicologia em tempos de pandemia
Cláudio Manoel Luiz de Santana, Luiz Fabio Domingos, Felipe Xavier de Moraes

Estágios na formação em psicologia na modalidade de ensino remoto emergencial
Cristiane Moreira da Silva, Diogo Fagundes Pereira, Sylvio Pecoraro Júnior

Práticas em Psicologia Escolar de maneira remota em tempos de COVID 19: relato de experiência
Lucimar Danelon de Almeida, Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte, Luís Antônio Monteiro Campos

Um projeto interdisciplinar na pandemia: Intervenções na clínica
Maria Cristina Figueira Louro

Uma Jornada de Psicologia como formação remota em tempos de pandemia: um relato de experiência
Ana Claudia da Silva Dufflis, Clarissa Davico, Patrícia Damiana da Silva Coelho

Aulas remotas na pandemia: a experiência de graduandos em Psicologia
Otávio Vendramin dos Santos, Jéssika Koste Sangali, Rosane de Albuquerque Costa

Conjunturas na formação em Psicologia durante a pandemia de COVID-19: um relato de experiência
Bruna Ferreira dos Santos, Lorrainy Costa de Castro, Cristiane Moreira da Silva

Estudos preliminares sobre a percepção de professores de psicologia sobre as aulas remotas e a formação profissional em tempo de pandemia
Diogo Bonioli Alves Pereira, Rosane de Albuquerque Costa, Tânia Regina Douzats Vellasco

A formação em Psicologia na pandemia e para além dela: uma reflexão
Marcia Cristina Monteiro, Zeimara de Almeida Santos

ISBN: 978-65-89932-05-5

|

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×