Editora Diálogos

Linguística: da sintaxe ao discurso

O e-book reúne trabalhos sobre diversas perspectivas teórico-metodológicas, mas que tem algo em comum: foram produzidos por graduandos e graduandas. Demonstrando, assim, que a pesquisa inicia-se nesse nível e não somente na pós-graduação. As discussões propostas nos capítulos dessa coletânea analisam questões normativas e descritivas da língua (tópico/sujeito; concordância verbal; pontuação; trabalho com pontuação), de letramento e de análise de discurso - a partir da linguística cognitivo-funcional e da análise do discurso. Este e-book cumpre o objetivo de democratizar o acesso à ciência produzido nas universidades.

Jacson Silva
Mestrando em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e respectivas literaturas (UNEB). Tem interesse na área de sintaxe do Português, particularmente do Português do Brasil e suas vertentes rurais. Fez parte do Grupo de Pesquisa Mente e Linguagem (UNEB) e do Grupo de Pesquisa Fala e Contexto no Português Brasileiro (UNEB) – linha de pesquisa em Variação e Mudança. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (UEFS) – linha de pesquisa em Estudo sócio-histórico e linguístico.

Tiago Aguiar
Graduado em Letras-Língua Portuguesa e respectiva literatura (2007) e em Letras-Língua Inglesa e respectiva literatura (2012) pela Universidade de Brasília. Mestre (2011) e doutor (2017) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino (MPLE/UFPB). É membro dos grupos de pesquisa Teorias Linguísticas de Base (TLB/UFPB); Núcleo de Estudos da Língua em Uso e Interfaces (NELUI/IFG); e SIGNO: os significantes e os significados do ensino e da produção de textos: pesquisa-ação-reflexão (UnB). Desenvolve estudos na área de Linguística, com ênfase na abordagem funcionalista, pesquisando principalmente a linguística cognitiva e o ensino de língua portuguesa na educação básica e no ensino superior.



SILVA, Jacson; AGUIAR, Tiago (orgs.). Linguística: da sintaxe ao discurso. Tutóia/MA: Diálogos, 2021. https://doi.org/10.52788/9786599463921



Apresentação
Jacson Silva, Tiago Araujo

Uma análise do sintagma inicial da sentença
Gabriela Carneiro Maciel, Jacson Silva, Lidiane Ferreira Silva

Estudo de caso da concordância verbal: nós e a gente em um inquérito de fala do português paulista
João Pedro Cavalcante Fronteira, Ana Beatriz Villela Carvalho Seron, Gustavo da Silva Andrade

Reflexões acerca da pontuação, da gramática e do ensino: um olhar sobre algumas gramáticas normativas e a BNCC
Cristian Arruda Luiz, Cindy Mery Gavioli-Prestes

Sequência didática e análise linguística: uma possibilidade de trabalhar com a classe gramatical “verbo”
Micheli Rosa, Marieli Rosa, Cindy Mery Gavioli-Prestes

Leitura, produção de textos e oralidade na disciplina “Fundamentos de Linguística”: um relato sobre os desafios do ensino remoto em 2020 no curso de Letras-Português da UFPB
Rebecka Diniz, Sarah Narranna, Tiago Aguiar

Competência leitora: a ambiguidade no gênero tirinha
Glaussyelle Miguel da Silva, José Wellisten Abreu de Souza

Estrutura argumental e frames em notícias sobre o caso do estupro de uma menina de 10 anos em 2020
Lucas Gomes, Tiago Aguiar

O discurso machista na propaganda Toda mulher é uma diva, da marca Bombril
Cleber Aragão, Jacson Silva, Deise Ferreira dos Santos

ISBN: 978-65-994639-2-1

|

Start typing to see products you are looking for.
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×