Editora Diálogos

Multifaces do texto

  • Sinopse
  • Sobre os organizadores
  • Como citar
  • Sumário
Mesmo tendo sido proveniente de seminários de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL) – Linguística Textual – este material tem a simples pretensão de iniciar os interessados nos estudos de alguns tópicos relacionados à textualidade. Consideramos esses tópicos interessantes na medida em que o conhecimento e a reflexão sobre eles podem desenvolver e aprimorar a consciência metatextual de alunos do ensino médio e dos primeiros anos de cursos universitários e assim contribuir para o seu desempenho nas atividades de lectoescritura, componente fundamental do letramento social e acadêmico. Nessa perspectiva, o presente ebook se configura como um material didático para tentar “desmistificar” alguns aspectos da textualização, divulgando-os e abordando os conceitos e definições básicas. De fato, a observância de aspectos da textualidade tais como a modalização, as noções de gêneros versus tipos textuais, a paráfrase e a repetição, a dêixis, a retextualização, a referenciação, a intertextualidade contribuem para a já referida consciência metatextual, que é a habilidade de refletir sobre as propriedades dos textos tanto no macro como micronível.

Maria Inez Matoso Silveira

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (1974), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação da UFAL como professora e pesquisadora, atuando na Graduação (curso de Pedagogia). É também professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Letras da UFAL. Tem experiência nas áreas de Leitura e Cognição, Linguística Textual, com ênfase em componentes sociocognitivos no processamento de compreensão de textos, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professores, ensino de línguas, leitura instrumental, teoria e análise de gênero textual (concepção sociorretórica) e letramento. Líder do GETEL - Grupo de Estudos do Texto e da Leitura: Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Pesquisas-CNPq). Coordenou um projeto dentro do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP-049/2012-Proposta 22456) no Centro de Educação da UFAL, relacionado ao ensino da lectoescritura nos anos iniciais do ensino fundamental.

Silvio Nunes da Silva Júnior

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL), com tese e dissertação na perspectiva da Linguística Aplicada, com foco no ensino do português como língua materna. Possui licenciaturas em: Letras/Português e Literaturas, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Pedagogia, pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS), e Artes, pelo Centro Universitário FAVENI (UNIFAVENI). Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA/UNEB), com pesquisa sobre responsividade e saberes docentes de estagiários do curso de Letras/Português. Mantém vínculo, como professor efetivo, com a Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL. Atua, também, como professor substituto e professor formador II (EAD) de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) e do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns). É membro do GT Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (EAPLA/ANPOLL). Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL) e um dos líderes do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). Tem atuado como parecerista de periódicos científicos da grande área de Linguística e Literatura. Concentra suas pesquisas na área da Linguística Aplicada, articulando-a aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso, com ênfase nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua portuguesa, formação/vivências/saberes docentes, compreensão/atitude/produção responsiva ativa, gêneros discursivos e disseminação de enunciados sobre problemáticas sociais diversas, em especial àquelas que envolvem o discurso pedagógico.

Modalidade e modalização
Geison Araújo Silva
Silvio Nunes da Silva Júnior
DOI: 10.52788/9786599463976.1-1

Gêneros, suportes e tipos textuais
Humberto Soares da Silva Lima
Rosana Taciana Portela Nicácio dos Santos
DOI: 10.52788/9786599463976.1-2


Retextualização
Maria Silma Lima de Brito
Dayane Rocha de Oliveira
DOI: 10.52788/9786599463976.1- 3


Paráfrase, repetição e paralelismo
Janyellen Martins Santos
Romildo Barros da Silva
DOI: 10.52788/9786599463976.1-4


Referenciação
Marcos Suel dos Santos
Cristiane Santos da Silva
DOI: 10.52788/9786599463976.1-5


Intertextualidade, Interdiscursividade e Polifonia
Sandra Araujo Lima Cavalcante
Vanessa de Oliveira Silva Ferraz Cabral
DOI: 10.52788/9786599463976.1-6


A Dêixes
Maryana Josina Tavares da Rocha
Shania Jéssika Cavalcante Rodrigues Gomes
DOI: 10.52788/9786599463976.1-7

ISBN: 978-65-994639-7-6

|

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×