Editora Diálogos

Quem quer ser professor? Mobilizando saberes e construindo sentidos sobre a carreira docente

  • Sinopse
  • Sobre a autora
  • Como citar
  • Sumário

Para que serve a educação? O conflito sobre a função da educação na sociedade remonta à antiguidade. Será que ela serve para manter a sociedade como está, sem mudar seus valores e, portanto, deve limitar-se a ensinar aos jovens o apreço e a conservação desses valores? Ou será que a educação serve para transformar a sociedade, refletir sobre o bem e o mal que nela existem, e a partir disso, promover transformações? Se for essa a opção, ao invés de apreciar e conservar os valores sociais, os jovens educandos terão que aprender a refletir a respeito de, transformar e superar os aspectos negativos e as falhas da sociedade atual.

Infelizmente, na nossa sociedade contemporânea, regida por uma supervalorização da lógica do mercado e do imediatismo, a educação parece supérflua e sofre um processo intenso de degradação; isso se manifesta nos desestímulos constantes para a profissão de professor. Diante disso, nenhuma das duas funções tradicionalmente possíveis para a educação – a de manter a sociedade como está ou a de transformá-la, parece realizável.

A pesquisa da Nelagley Marques neste livro resgata o valor da educação e a dignidade da profissão de ser professor. Com isso, a autora traz uma esperança para a sociedade, mostrando que persiste nos professores a crença na função da educação como reflexão crítica e a crença em seu papel na transformação social. Ou seja, apesar dos fatores que militam atualmente contra a profissão, ainda há cidadãos interessados em persistir nela. Esse interesse, longe de pensar na profissão como uma mera vocação ou uma missão, revela uma manifestação de cidadania pela sociedade em que se vive e a responsabilidade de cada cidadão em cuidar dela são valorizadas.

Lynn Mario T. Menezes de Souza
Universidade de São Paulo

Nelagley Marques

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo – USP. Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui especialização em Tendências Contemporâneas do Ensino da Língua Inglesa pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) e Graduação em Letras - Licenciatura Plena e Bacharelado pela mesma universidade. Autora das obras: “Da formação continuada de professores aos momentos de tensão em sala de aula: Rizoma, Emergência e Letramentos”, Pontes Editores, 2016, e “Quem quer ser professor? Série de estudos sobre a atratividade da carreira docente, SED/MS, 2018.” É autora de dois Referenciais Curriculares de Língua Inglesa dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. Por 12 anos, foi professora-formadora da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS (SEMED). Atuou como leitora crítica da produção dos Cadernos de Formação de Professores da segunda etapa do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. Atua na coordenação do Observatório do Projeto UEMS na Rota/RILA. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem e Linguística Aplicada/UEMS. Interessa-se por estudos na área da educação, formação de professores, escola pública e sociedade.



MARQUES, N. Quem quer ser professor? Mobilizando saberes e construindo sentidos sobre a carreira docente. Tutóia/MA: Diálogos, 2021. https://doi.org/10.52788/9786599463907



Prefácio
Walkyria Monte Mor

Marco Zero

Abrangência da pesquisa

Algumas características dos participantes da pesquisa

Mapeamento dos aspectos sobre formação e renda familiar dos participantes da pesquisa

Dados sobre o processo de escolarização dos alunos participantes da pesquisa

Mapeamento sobre a intenção profissional pretendida dos alunos participantes da pesquisa

Introdução

A relevância da pesquisa

Políticas Públicas Educacionais

Objetivo geral

Objetivos específicos

Questões norteadoras

Modus Operandi: sobre a construção da pesquisa

Abrangência da pesquisa

A geração de dados da pesquisa

A geração de dados da primeira fase da pesquisa

Tabulação, análise e disseminação dos dados gerados

Algumas características dos alunos participantes da pesquisa

A geração de dados da segunda fase da pesquisa

Algumas características dos participantes do Grupo de Discussão

Organização da obra

O caminho que se conhece e se faz ao caminhar: aspectos filosóficos, epistemológicos e metodológicos

Pesquisa quanti-qualitativa para além do pensamento positivista

Rizoma da Introdução

Capítulo I - Conhecendo o campo investigativo: a garrafa lançada ao mar

A constituição familiar dos participantes da pesquisa e o desafio da segurança alimentar

A formação dos pais ou responsáveis e a renda familiar podem influenciar nas escolhas profissionais dos alunos participantes da pesquisa?

O processo de escolarização dos alunos participantes da pesquisa e os desafios que alguns têm de conciliarem os estudos e o trabalho

O mapeamento sobre a intenção profissional pretendida dos alunos participantes da pesquisa

Capítulo II - A construção de sentidos sobre a carreira docente pelos participantes da pesquisa

Os estudos Decoloniais como um caminho possível para uma educação emancipadora

Os grupos minoritários e os desafios dos processos de escolarização na visão deles mesmos

A decisão por ser professor na área de Línguas e os estudos dos Letramentos

A construção de sentidos sobre a carreira docente pelos participantes da pesquisa que em algum momento pensam em ser professor

CAPÍTULO III - O interesse ou não pela carreira docente: desafios e perspectivas

Como a eficácia das ideologias neoliberais reinantes pode afetar as escolhas profissionais?

As principais justificativas dos alunos participantes da pesquisa para serem professores

As principais justificativas dos alunos participantes da pesquisa para não serem professores

A construção de sentidos sobre a carreira docente: uma análise colaborativa

A compreensão Nietzschiana sobre a educação de seu tempo e os desafios de pensarmos em nosso tempo sobre a importância da educação para a vida

O Idealizado e o Realizado

Considerações finais

Referências

Posfácio

Maria Leda Pinto, Ruberval Franco Maciel

ISBN: 978-65-994639-0-7

|

 

Para ter acesso ao e-book, faça uma doação de qualquer valor através do PIX: 20084080191. Em seguida, você deve enviar o recibo de doação para o endereço de e-mail: quemquerserprofessor@gmail.com que enviaremos a obra. A quantia arrecadada será integralmente doada à comunidade indígena Guarani-Kaiowá, especificamente aos acampamentos Ñu Vera Guasu e Aratikuty, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul. 

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×