Reflexões Sobre Educação Especial e Inclusiva

  • Sinopse
  • Sobre os organizadores
  • Como citar
  • Sumário
Este livro reúne reflexões sobre educação especial e inclusiva apresentadas no Primeiro Simpósio de Educação Especial e Inclusiva – I SIMPEI –, realizado pelos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal de Alagoas – Campus Piranhas e do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira. O evento surgiu com o intuito de abrir espaços formativos para docentes, pesquisadores e público interessado, no sentido de promover uma educação efetivamente inclusiva e os textos reunidos neste livro cumprem o objetivo de fazer avançar reflexões e discussões sobre educação especial e inclusiva.

André Cordeiro dos Santos
Professor de Língua Inglesa do Instituto Federal de Alagoas, no Campus Piranhas. Doutor em Linguística, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Letras-Linguística, com concentração na área dos estudos dialógicos do discurso, pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Letras Português-Inglês pela Universidade federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Membro do Grupo de Estudos Discurso Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL) desde 2016; segundo líder do Grupo de Estudos Texto, Ensino, Discurso e Educação Especial e Inclusiva (GETEDE); e membro do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas. Tem publicações nas áreas da Teoria Dialógica de Linguagem e da Linguística Aplicada. Os interesses atuais de pesquisa se voltam ao ensino e aprendizagem de línguas e ao estudos de práticas sociais de linguagem a partir da aliança entre Teoria Dialógica de Linguagem e Linguística Aplicada.

Izabel Cristina Barbosa de Oliveira
Doutoranda em Ciências da Educação (UNIDA - aguardando a defesa). Mestra em Letras (ProfLetras) pela UPE Nazaré da Mata-PE (2016) e em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores) pela Universidade Lusófona do Porto (2013). Especialista em Gestão Pública pela UFRPE (2020), Neurolinguística pelo Instituto Souza (2020), em Neuropsicopedagogia pela UCAM-Prominas (2018), em Língua Portuguesa pela Barão de Mauá (2014), MBA Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional pela AVM (2013), especialista em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela FIJ (2013), em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pela FAFIRE (2007), em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola pela UFPE (2004), graduação tecnológica em Gestão dos Recursos Humanos pela Estácio de Sá (2017), graduada em Letras, habilitações em: Inglês pela FIC (2017) e Estácio (2019), Espanhol pela UFPE (2017) e Português-Francês pela UFPE (1998). Curso técnico em Recursos Humanos (ETEPAM-2017), Multimeios Didáticos (ETEASD-2015) e Tradutor/Intérprete de Libras (ETEASD-2013). Tem experiência na área de ensino de instituições públicas e particulares. Atualmente também trabalha em instituições de nível técnico e superior. Desenvolve trabalhos nas áreas de: multiletramentos, práticas pedagógicas de ensino de línguas, produção de material didático, desenvolvimento e coordenação de cursos em EAD (Educação a Distância), gestão do plano de aula, utilização de materiais audiovisuais e as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na educação, formação de professores e pesquisas na área de tradução para língua de sinais e aprendizagem de línguas por surdos. Também desenvolve trabalhos voltados para treinamento, seleção de pessoal e capacitação profissional em empresas particulares.


SANTOS, A. C.; OLIVEIRA, I. C. B. (orgs.). Reflexões sobre educação especial e inclusiva. Tutóia/MA: Diálogos, 2021.




Apresentação
Andre Cordeiro dos Santos

Diagnóstico de barreiras e facilitadores relacionados às dimensões da educação inclusiva em uma instituição pública de ensino de Alagoas
Daone da Silva Santos
Izabel Cristina Barbosa de Oliveira

Formação continuada de professores da educação infantil para inclusão educacional de alunos com necessidades especiais: reflexões e saberes
Cristina Barreto Santos da Silva

Adaptações curriculares: quais os entraves encontrados para su a efetivação?
Izabel Cristina Barbosa de Oliveira

Perspectivas de inclusão social das pessoas com deficiência Jobson Jorge da Silva

Oficina de Libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivas
Keytty Gerciane Barbosa Cabral
Izabel Cristina Barbosa de Oliveira

Sobre os organizadores

ISBN: 978-65-992824-4-7

|

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4708413
×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×