Editora Diálogos

A Editora

A Diálogos iniciou suas atividades em  2021, tendo como foco a publicação de livros e coletâneas de artigos científicos/acadêmicos em formato digital (e-books) com ênfase nas áreas de Linguística, Literatura, Educação, Artes e Ciências Sociais. Todos os nossos livros são disponibilizados em formato OpenAcess, isto é, são distribuídos gratuitamente para download/leitura. 

Nosso corpo editorial é formado por professores mestres e doutores nas áreas supracitadas, atuantes em algumas das melhores instituições de ensino superior do nosso país. Além disso, todos os livros publicados pela Editora Diálogos possuem ISBN, Ficha Catalográfica, DOI e atendem a todos os critérios fundamentais para melhor avaliação no Qualis Livros da Capes.

Nesse sentido, assumimos um compromisso com a divulgação científica, oportunizando a publicação de e-books por um custo acessível, sem abrir mão da qualidade que todos nossos autores merecem e desejam. 

bench accounting c3v88boorom unsplash

Conselho Editorial

Doutora e Mestre em Linguística (UFC), Especialista em Língua Portuguesa (UFPI) e Graduada em Letras/Português (UFPI). Realizou estágio pós-doutoral, sob a supervisão de Benedito Gomes Bezerra, na UNICAP (2019-2020). É docente da Graduação em Letras/Português, do Programa de Pós-graduação em Letras e do Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É líder do grupo de pesquisa ?Estudos sobre os Gêneros Textuais?, cadastrado do diretório de grupos do CNPq. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/2014480730656031

Possui graduação em Linguística pela Southern Illinois University at Carbondale (1979), graduação em Letras/Inglês pela Faculdade Educacional Nordeste Mineiro (1985), mestrado em Community Development/Adult Education – Southern Illinois University at Carbondale (1982) e doutorado em Curriculum and Instruction/Estudos da Linguagem – Southern Illinois University, at Carbondale (1996). Atualmente é professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e membro do Programa de Pós-graduação em Letras:Cultura, Educação e Linguagens, da mesma universidade, Possui estágio de pós-doutoramento, na Florida International University, em Miami, na área de Linguística Aplicada. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua estrangeira, formação de professor de língua estrangeira, aquisição de segunda língua/língua estrangeira e interculturalidade e ensino de línguas. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/1694943551410266

Doutor em Estudos da Linguagem (Linguística Teórica e Descritiva – UFRN), Mestrado em Letras (UFS), Especialização em Língua Portuguesa (FIA/SP), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (Metodologias Ativas/PBL) e Licenciatura em Letras Vernáculas (UEFS/UNEB). Além disso, participa do Grupo de Pesquisa Texto, Gramática e Ensino, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a Coordenação do Prof. Dr. Clemilton Pinheiro e do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Lexicologia (GIPLEX/UFS) com a UnB e PUC/SP, coordenado pela Profª Drª Lêda Pires Corrêa. Tem experiência na área de Letras/Estudos Linguísticos, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Teoria do Texto, Análise do Discurso de linha francesa e Análise Crítica do Discurso, Linguística Aplicada, Aquisição da Linguagem, Sociolinguística Variacionista e Interacional, (Gloto)política, Política Linguística, Português como Língua Adicional, Complexidade Textual de Avaliação em larga escala (ENEM) e Formação inicial e continuada de professores. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/0042109630701724

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo realizado Pós-Doutorado nessa mesma IES na área de Análise de Discurso Crítica e Práticas de Letramento, sob a supervisão da Profa. Dra. Izabel Magalhães. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Letras, com habilitação em língua e literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Professor e pesquisador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Faculdade de Letras e Artes (FALA) no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL/UERN) e no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UERN/Mossoró. Na graduação e pós-graduação leciona e pesquisa com base nas seguintes disciplinas: Teorias Linguísticas e Literárias, Análise de Discurso Crítica, Letramento Crítico Multimodal, Metodologia de Ensino de línguas antigas e contemporâneas. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/6863902903753881

Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós- Graduação de Letras e Linguística da UFAL (PPGLL). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela IBEPEX. Licenciada em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Professora e intérprete de Libras. Coordenadora e professora de cursos de extensão de LIBRAS e ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos. Trabalhou como docente na Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS) na área de ensino da LIBRAS, alfabetização de surdos, ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos e formação de tradutor/intérprete de LIBRAS. Atuou como docente de Libras na FACE e na Faculdade São Salvador. Foi Professora substituta de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no IFBA – Salvador. Possui Proficiência em tradução e interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS e Proficiência no uso e ensino da Libras, reconhecidos pelo MEC e UFSC. Membro dos grupos de pesquisa: NEPILS(UFAL) e GEDALL (UFAL).
Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/4965288795872880

Possui doutorado e mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Letras, pela mesma Instituição. É Professor Associado da UFBA – Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina. É professor Permanente no Programa Língua e Cultura ? PPGLINC da UFBA, atuando nas linhas de Pesquisa: Linguística Aplicada e Linguagem, Cognição e Discurso e no Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRA, na linha Estudos da Linguagem e Práticas Sociais,; neste programa exerceu os cargos de Vice-coordenador (2013-2014) e de Coordenador (2018-2020). Exerceu ainda o cargo de Coordenador do Colegiado de Letras Vernáculas (2015). É vice-líder do Grupo de Pesquisa NELT (Núcleo de Estudos das linguagens e suas Tecnologias). Atuou, até primeiro semestre de 2016, no Subprojeto PIBID – LETRAS/UFBA, como Coordenador de Área. Foi também Coordenador Institucional do Programa Nacional de Avaliação do Livro Didático (PNLD- 2018). Vem desenvolvendo pesquisas e atividades extensionistas no âmbito da Linguística Aplicada com interface com a Semiótica Social e Análise Crítica dos Discursos, centrando os estudos na Pedagogia dos Multiletramentos, na Multimodalidade e no ensino de Gêneros Multimidiáticos. Atualmente, coordena o Projeto de pesquisa Linguagem multimidiática na contemporaneidade: perspectivas teórico-metodológicas para sua didatização em escolas públicas periféricas. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/3160239403657708

Doutor em Linguística (2019) pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Letras – Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Graduado em Letras/Inglês (2010) pela UFPI. Atualmente, é Professor Adjunto da UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, onde é Coordenador do Curso de Letras/Português; Professor Formador do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), onde é Coordenador de Estágios do Curso de Letras/Inglês; e Professor do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). E-mail para contato: juscelinosampa@hotmail.com (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/3532936503287691

Doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (CNPq). Realizou estágio de doutorado (modalidade: sanduíche – PDSE/CAPES – 2018/2019) no Centre de Recherches sur les Arts et le Langage (CRAL), da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris), sob orientação da Directrice d’études Marion Carel. Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (CAPES). Graduado em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente, é professor do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Osório). Atua nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa e seus principais temas de interesse são: argumentação, semântica, polifonia, blocos semânticos, enunciação, estilística, discurso artístico e sua constituição semântica, ensino de leitura e de produção discursiva e avaliação de textos. Seus principais trabalhos fundamentam-se na Teoria da Argumentação na Língua e na Teoria dos Blocos Semânticos. É autor dos livros Como avaliar a semântica do texto? Uma proposta para a avaliação de redações orientada pela Semântica Argumentativa (Pedro & João editores, 2017) e Discurso artístico e argumentação (Pontes Editores, 2020). Traduziu para o Português, com Leci Borges Barbisan, o livro de Oswald Ducrot e Amir Biglari, Os riscos do discurso: encontros com Oswald Ducrot (Pedro & João editores, 2018). É integrante e editor do site francês Sémantique Argumentative (CRAL/EHESS – https://semanticar.hypotheses.org/), membro da Comissão Científica e Estratégica de Semântica e Pragmática da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do GT Semântica e Estudos Enunciativos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/2244348693402722

Mulher Travesti, Negra e Gorda. É leonina, com lua em Capricórnio. Filha de Xangô e Iansã, no Candomblé de tradição Ketu. Filha de Cabocla na Ciência da Jurema Sagrada. Feiticeira de Devires e Bruxa da Sociopoética. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba), com Mestrado em Educação pela UFPI/PPGEd. Professora Assistente do curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano/PI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. Vinculada aos seguintes núcleos: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI/UFPI); a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS); e ao Políticas do Corpo e Diferenças (POC’s/UFPEL). Pesquisadora filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). É vinculada ao Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTRANS) e ao Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS). Desenvolve pesquisas na área de Gênero e Educação na perspectiva transfeminista e decolonial. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/7740026689471870

Formada em Língua e Literatura russas e mestre em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico de Moscou. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia e Pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha., Pós-doutorado pela Universidade de Macau e pela Universitá “G. d’Annunzio Chieti, Pescara, Itália. Formou-se também como professora de Língua Portuguesa na Universidade de Havana, Cuba em 1992, instituição onde trabalhou como formadora de professores de língua russa durante 22 anos (1978 -2000) e 10 anos (1990 – 2000) como formadora de professores de Português como língua estrangeira. Atualmente é Professora Associada IV do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, instituição em que já ocupou os cargos de Vice – chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Em 2006 foi eleita Diretora do Instituto de Letras para o periodo de 2006-2010 e reeleita em 2010 para o período de 2010-2014. Foi membro da Diretoria da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) entre 2001 e 2004. Membro do Conselho Consultivo da SIPLE (2010-2013 e 2014-2017). Em 2005 foi eleita Presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e reeleita em 2007. Foi membro do Conselho Consultivo da ALAB no período de 2009 a 2011.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na Linguística Aplicada, e na área de estudos fraseológicos. Tem publicado vários artigos, capítulos de livros e livros nas áreas em que atua. Em 2008 e em 2012 foi candidata a reitora nas eleições para reitor da Universidade de Brasília. Forma parte de Conselho Editorial e Consultivo de várias revistas e livros (Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Revista Brasileira de Linguística, Acta Semiótica et Linguística, Pontes Editores, dentre outras) e consultora ad hoc da CAPES, da FAPERO e da FAP-DF. É vice-coordenadora do Projeto “Português como Língua de Herança” (POLH), em parceria com a UFBA e o DPLP do Ministério das Relações Exteriores. Foi membro do Conselho Consultivo do Portal do Professor de PLE do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Em novembro de 2011, durante o II Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia realizado em Brasília, foi eleita Presidente da Associação Brasileira de Fraseologia. Na UnB atua na área de formação de professores, ministra aulas de russo em cursos de extensão na UnB e no MRE e já participou em vários projetos internacionais de formação de professores de PLE, como o PROFIC (Programa de Formação Continuada de Professores de Português Língua Estrangeira) e o POLH (Programa de Formação de Professores de Português – Língua de Herança) em vários países (México, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai, Suiça, Cuba, Colômbia, Espanha, Equador, dentre outros). É colaboradora externa do Grupo de pesquisa FRASEONET da Universidade de Santiago de Compostela, a convite da coordenadora do projeto Profa. Dra. Maria Isabel Gonzalez del Rey.. Atualmente está realizando o terceiro pósdoutorado na área de Português Língua de Herança com supervisão da Profa. Dra. Katia Chulata da Universidade de Pescara, Itália e da`Profa. Dra. Maria José Grosso da Universidade de Macau e têm 2 capítulos de livro na área de POLH, um publicado em Portugal e o segundo publicado no Brasil, e em 2021 seráo publicados dois no Brasil, um na Espanha e outro na Itália. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/0562632464695581

Professora Adjunta I da Universidade Federal do Maranhão, Campus III/Bacabal-MA. Líder de Grupo de Pesquisa Literatura, Enunciação e Cultura – LECult e Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura, (UNB). Professora permanente do Mestrado Acadêmico em Letras, UFMA, Campus Bacabal, orienta trabalhos na linha de Literatura Cultura e Fronteiras do saber. Possui Doutorado em Letras (2019) pela Universidade de Brasília – UNB , Mestre em Letras (2015) pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, possui pós-graduação em Informática em Educação (2008) pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, graduação em Letras/Português (2005) – Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Membro efetivo do Conselho Editorial Consultivo e Integrante da Comissão Editorial da Revista Hon no Mushi. Tem experiência na área de Letras Literatura, Memória e Cultura; Estudos sobre Riso e Literatura; Crônica Literária; Literatura e Sociedade; Estudos de base teórica relacionadas com as concepções de Mikhail Bakhtin, na literatura e em outros discursos; (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/1688330353602729

Professora Adjunta I da Universidade Federal do Maranhão, Campus III/Bacabal-MA. Líder de Grupo de Pesquisa Literatura, Enunciação e Cultura – LECult e Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura, (UNB). Professora permanente do Mestrado Acadêmico em Letras, UFMA, Campus Bacabal, orienta trabalhos na linha de Literatura Cultura e Fronteiras do saber. Possui Doutorado em Letras (2019) pela Universidade de Brasília – UNB , Mestre em Letras (2015) pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, possui pós-graduação em Informática em Educação (2008) pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, graduação em Letras/Português (2005) – Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Membro efetivo do Conselho Editorial Consultivo e Integrante da Comissão Editorial da Revista Hon no Mushi. Tem experiência na área de Letras Literatura, Memória e Cultura; Estudos sobre Riso e Literatura; Crônica Literária; Literatura e Sociedade; Estudos de base teórica relacionadas com as concepções de Mikhail Bakhtin, na literatura e em outros discursos; (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/1688330353602729

Possui graduação em Letras – Bacharelado (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH, 2001) e Licenciatura (Faculdade de Educação – FE, 2002), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFCLH-USP). Atualmente é professora do Curso de Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (CELS-UNIOESTE). Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, trabalha na área há 19 anos. É pesquisadora em Literatura e Cinema, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, voltando-se para o memorialismo e a identidade cultural brasileira. É também autora de O cinema-poesia de Joaquim Pedro de Andrade: passos da paixão mineira (Appris Editora, 2016), Liturgia da pedra: negro amor de rendas brancas (Alameda Editorial, 2018) e de o CAOS e a LIRA (Ed. Benfazeja, 2019). Além disso, é tradutora de textos literários e acadêmicos das línguas espanhola, inglesa e francesa, e pesquisadora em História do Cinema Brasileiro, com foco em documentários

http://lattes.cnpq.br/5950515096751794

Possui graduação em Letras, Português-Inglês, Universidade Federal de Alagoas (2002). Especialista em Psicopedagogia, Universidade Estadual de Alagoas (2004). Mestre em Letras, área de concentração: Língua inglesa e suas literaturas, UFAL(2007). Doutorado em Linguística, UFAL (2014). Experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Inglesa, Linguística Aplicada ao ensino de línguas, Metodologia de Ensino de Língua Inglesa. Atualmente é professora de inglês do Instituto Federal de Alagoas – Campus Batalha. Avaliadora do INEP/MEC, de cursos de graduação, integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/2454422033896336

Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa tratando sobre materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil e doutor em Linguística Aplicada – Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá na área de Educação e formação de professores. Atualmente, está realizando estágio de pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com apoio de bolsa pelo Programa Nacional de Estágio Pós-doutoral (PNPD/CAPES). É professor Adjunto na área de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras – Mestrado (PPGLET/UNIFAP), Programa de Pós-graduação em Letras – Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras), pesquisando sobre os seguintes temas: educação bilíngue, práticas de letramentos no ensino, Português como LE/L2, Adicional e Língua Materna, formação de professores, agir professoral, letramento acadêmico, práticas de leitura e escrita no contexto escolar, análise e elaboração de materiais didáticos, Análise Crítica do Discurso, práticas translíngues, identidade, cultura e linguagens na amazônia. Atuou como formador e coordenador do Programa do Governo Federal Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UNIFAP). É líder do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq-UNIFAP) e membro dos grupos de pesquisa GEPLA/UFC e MELP/UNICAMP. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística aplicada, formação de professores e construção de materiais didáticos impressos e digitais para o ensino, com pesquisas voltadas para ensino e aprendizagem de língua Portuguesa, formação de professores, redes sociais, discurso. No âmbito do Celpe-Bras tem colaborado na aplicação do exame desde 2017 na UNIFAP. É membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA (EAPLA/ANPOLL). (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/9713360492282811

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Linguagens e Educação a Distância, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Formação em Educação a Distância, pela Universidade Paulista (UNIP), e em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção), pela Faculdade da Região Serrana (FARESE). É licenciado em Letras/Português e Literaturas, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Pedagogia, pela Faculdade Integrada de Brasília (FABRAS), e em Artes, pelo Centro Universitário FAVENI (UNIFAVENI). Professor Substituto de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) e do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns). Integra, como pesquisador associado, o Programa Literatura em Rede (Leitura Literária na Escola: bildung, experiências e propostas na educação básica), na representação do estado de Alagoas, tendo como sede o Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL), estando vinculado ao projeto: Vivências de professores/as de línguas responsivos/as e responsáveis. É líder do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). Concentra suas pesquisas na área de estudos da Linguística Aplicada, articulando-a aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise Dialógica do Discurso, com ênfase nos seguintes temas: leitura, produção de textos, reflexão gramatical, gêneros discursivos, responsividade e práticas linguístico-discursivas. (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/0879864383265157

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004, 2009). Atualmente, é professora associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa (DLLP) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas nas áreas de Lingüística de Texto e Política e Planejamento Linguístico. É líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL). (Texto informado pelo autor)

http://lattes.cnpq.br/2566077699127689

Indexadores

×

Olá!

Selecione abaixo um de nossos colaboradores para iniciar o atendimento

×